Voluntário

O Voluntariado é uma experiência rica, solidária e humana. O voluntário doa sua energia, tempo e talento e ganha a riqueza do contato humano e da oportunidade de vivenciar experiências  únicas! Cada um pode ser voluntário a seu modo, desenvolvendo ações de qualidade e com responsabilidade e comprometimento. Esta relação deve assim favorecer a construção de vínculos significativos entre as crianças  adolescentes acolhidos com pessoas dispostas a colaborar na construção de uma nova realidade.

Voluntário

Os serviços voluntários podem ser divididos em:

Suporte educacional:

Auxiliar a criança na realização de seus deveres escolares e estimular o seu desenvolvimento intelectual e pessoal. Normalmente, cada voluntário realiza o apoio pedagógico uma vez por semana, com duração de 1 hora, apenas para uma criança. O apoio pedagógico é sempre realizado na Casa Lar.

Projeto plantar:

Visa promover a participação e convivência comunitária das crianças e adolescentes acolhidos por meio do desenvolvimento de atividades lúdicas, recreativas, culturais, esportivas e de lazer. Preza pela utilização de  espaços públicos próximos a entidade (parques, praças, entre outros), dos espaços da própria instituição e de ambientes com possibilidade de imersão cultural. As atividades devem promover o desenvolvimento de competências físicas, cognitivas,                                         sociais e emocionais.

Prestação de serviços profissionais:

 

Prestar serviços voluntários  às crianças e adolescentes atendidos ou à infraestrutura da instituição e  relacionados a sua área de atuação ou que tenha  a competência necessária como: serviços odontológicos, médicos, pedagógicos, entre outros; serviços de  engenharia, infraestrutura e manutenção de natureza diversa; atividades relacionadas a projetos, comunicação, design, entre outro.

O processo de voluntariado junto à CasaLar Emaús se dá da seguinte forma:

Ao fazer seu cadastro utilizando o link a seguir https://tinyurl.com/voluntariocasalar você estará em nosso banco de dados e deverá aguardar ser chamado.  A partir deste momento poderemos convidar você a colaborar em alguma demanda específica ou para uma capacitação periódica que realizamos para novos voluntários. Neste encontro você poderá conhecer todo trabalho desenvolvido,  as possibilidades de ações e assim poderemos compatibilizar as necessidades da instituição com sua disponibilidade/potencialidades.