Sobre

Casa Lar

Objetivo

O nosso objetivo é ser uma casa de acolhimento modelo para atendimento de crianças de 06 a 12 anos, encaminhada pelo Conselho Tutelar de Florianópolis, visando a permanência necessária e temporária, até reintrodução ao convívio familiar original, colocação em família substituta, adoção  (nacional ou internacional) ou preparação para vida autônoma, depois de completados 18 anos.

História

Durante o verão de 1993, jovens do Movimento de Emaús, movidos pelo espírito de serviço e com a convicção de que a “fé sem obras é morta”, iniciaram um trabalho de apoio a um grupo de crianças e adolescentes sem vínculo familiar no Município Rancho Queimado, a 75 km de Florianópolis (SC). Este trabalho, embora tenha findado pela dissolução da casa que acolhia tais crianças e adolescentes, motivou os jovens a  assumirem novos desafios na cidade de Florianópolis, dando origem à associação Ação Social Missão, em março do mesmo ano.

Constituída como entidade privada sem finalidade lucrativa, com natureza filantrópica, tem por objetivo ser uma casa de acolhimento modelo para crianças do sexo masculino, entre 6 e 12 anos  de idade. Este acolhimento é previsto pela Lei n° 8.069/90, Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), aplicado quando, após se esgotarem as demais medidas de proteção previstas,  torna-se meio para  proteger a criança ou adolescente das violações a que estejam sofrendo em sua família.

A CasaLar Emaús busca oferecer às crianças um ambiente acolhedor e sadio com transmissão de valores essenciais ao seu bom desenvolvimento. Isso compreende aspectos básicos como moradia, alimentação, acesso à educação, saúde e também cultura, esporte, lazer e todo tipo de preocupação com seu bem estar,  oferecendo a  possibilidade de novas oportunidades e  buscando sempre sua formação integral.

Atualmente o vínculo de colaboradores envolvidos ocorre de duas formas distintas. Há uma equipe contratada e permanente para a realização de atividades essenciais: Psicóloga, Assistente Social e Cuidadores/Educadores, atuando de maneira profissional de acordo com sua especialidade. Todas as demais atividades são coordenadas e realizadas por voluntários, incluindo a diretoria da instituição (Diretoria geral, Diretoria financeira, Secretaria e Conselho).

O sustento das suas atividades ocorre por meio de convênios com o Poder Público, convênios com pessoas jurídicas, e por meio de ações de arrecadação, eventos beneficentes e doações espontâneas.

CasaLar Emaús. Mais que uma casa, um Lar!